sábado, 7 de maio de 2016

Miniaturas de navios de cruzeiro

Existem diversos tipos de colecionadores em todo o mundo que guardam e cuidam de diversos objetos como selos, carros, modelos de aviões e de navios. Hoje vamos falar sobre as miniaturas de navios de cruzeiro, uma compra indispensável para os amantes das viagens em alto-mar!

Hoje em dia todos os navios possuem lojas a bordo que vendem vários produtos e não é difícil encontrar uma loja com camisas, bonés, canetas e os mais variados itens relacionados à companhia proprietária do navio em que estiver a bordo, normalmente chamadas de Logo Shop, loja de Souvenirs ou algo semelhante.
Ter em sua mesa do escritório ou em uma prateleira do seu quarto uma - ou várias - miniatura(s) do(s) navio(s) que você já viajou é algo muito legal, que enfeita e traz lembranças incríveis! Existem basicamente três tipos de miniaturas de navios, as de resina pintada - que são as mais comuns; as de metal com uma base de madeira; e as de "cristal", que são impressas dentro de um bloco de vidro - estas poucos navios têm.

 Miniaturas de Resina
Miniatura de Resina
Como dito antes, a miniatura de resina é a mais usada pelas empresas, como a Carnival, Royal Caribbean, Norwegian, Holland America e diversas outras. Esse tipo de miniatura tem a vantagem de ser mais leve e mais barata, apesar de o fato delas serem oficiais agregar um valor bem alto ao produto. Uma desvantagem é que essas miniaturas são pintadas à mão, então o acabamento nunca fica perfeito, com a tinta passando das linhas e em alguns modelos chegando a ficar realmente feio, como já vi em alguns modelos da Norwegian. Mas no geral são bonitas e agradam.

Miniaturas de Metal
Miniatura de Metal
O modelo de metal com base de madeira é usado, por exemplo, pela MSC e pela Costa. São mais pesados porém garantem uma qualidade melhor que a de resina e uma fidelidade maior em relação ao navio, tendo aspecto realmente de um item de colecionador, mais distante de um brinquedo. Apesar disso, existem miniaturas melhores que essa do MSC Orchestra, inclusive da própria MSC. As varandas ficaram muito estranhas nele; se você observar bem, os dois últimos decks de varandas ficaram muito bons, mas as logo abaixo delas ficaram estranhas e as do meio do navio viraram simples quadrados. Detalhes desse modelo em particular à parte, no geral as miniaturas de metal são as mais fieis à realidade e ideais para os mais exigentes. Veja como a do Costa Fascinosa é perfeita:
Miniatura de Metal
Miniaturas de "Cristal"
Miniatura de "Cristal"

O último e mais difícil de se encontrar é o chamado Crystal Model - além da MSC, sei que os navios da Aida também têm miniaturas dessa. Eles são feitos de um bloco maciço de vidro que é colocado dentro de uma máquina a laser que "imprime" uma imagem tridimensional do navio dentro dele, ou seja, você pode olhar o navio de todos os lados. É realmente muito bonito para colocar em um local com uma iluminação direta nele!
Em relação aos preços, pode não parecer, mas o modelo de vidro foi o mais barato, apenas 19,99 dólares. Os outros modelos giram em torno dos 40 a 50 dólares dependendo da empresa! Para mim é um investimento que precisou e sempre precisará ser feito nos meus cruzeiros, não pode fazer falta. Vale a dica que no último dia inteiro da viagem (antes do dia de desembarcar) sempre existem promoções a bordo, então vale a pena ver se as miniaturas estarão mais baratas também. No Oasis of the Seas o modelo saiu 10 dólares mais barato, custando US$39,99 nessa noite.
É importante dizer que assim como a miniatura é indispensável para mim, é também para muita gente! Ou seja, pode ser que nos cruzeiros do fim da temporada não se encontre mais elas disponíveis, algo que aconteceu comigo no MSC Magnifica. Como a minha viagem foi em 23 de fevereiro de 2014 e o navio já ia para a Europa no mês seguinte, as miniaturas em metal dele já tinham acabado, só tendo as dos demais navios da MSC. Por isso comprei, meio decepcionado, a de cristal, mas acabei gostando bastante dela!
Com isso, se você realmente gosta de cruzeiros, vale a pena comprar as miniaturas de todos os navios que viajar e criar a sua própria coleção. É muito legal vê-las e ter as lembranças da viagem de volta!

Copyrigh© all rights reserved. Imagens e Textos com direitos reservados. Rodrigo Guerra

2 comentários:

  1. gostei do artigo. Compro sempre que viajo. vc. teria algum canal para comprar, sem sem Mercado Livre, OLX. ENjoey. Viajei 8 vezes inclusive no carine com o Oasis of the Seas. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas miniaturas oficiais realmente só dá para comprar a bordo pessoalmente, pedir para alguém que viajar no navio trazer ou comprar por esses sites que você falou (normalmente bem mais caras dizendo que é uma miniatura "rara"). Existem algumas que podem ser montadas e pintadas, como as da Revell, ou as miniaturas super detalhadas e de diferentes tamanhos em sites como o Scherbak Ship Models. Mas os preços lá são MUITO altos!

      Excluir